Início » Blog » Como Funciona uma Casa de Repouso?

Como Funciona uma Casa de Repouso?

Como Funciona uma Casa de Repouso

Neste artigo você saberá como funciona uma casa de repouso e tirar suas dúvidas. A Casa de Repouso é um estabelecimento de acomodação para idosos dependentes. Reunindo todos os lares de idosos, eles podem ser públicos (ligados a um hospital ou independentes) ou privados (com fins lucrativos ou não).

Essas casas de repouso foram criadas para acomodar pessoas com mais de 60 anos de idade com vários níveis de autonomia, mas precisando de um ambiente de vida seguro e de assistência diária. Uma vez admitidos em uma casa de saúde, os residentes se beneficiam de supervisão médico-social permanente.

O funcionamento de um lar de idosos assenta num apoio integral que permite aos idosos o acesso a vários serviços. Este apoio difere de pessoa para pessoa, estando disponíveis várias opções de alojamento e apoio em função do nível de autonomia da pessoa. Assim que for admitido em casas de repouso, os familiares e a pessoa regularmente alojada são informados sobre as condições de acolhimento e o funcionamento da estada.

Como funciona uma Casa de Repouso

Este estabelecimento acolhe idosos dependentes, sozinhos ou em casal, a tempo integral ou parcial, permanente ou temporariamente. Em geral, o âmbito acomoda entre 50 e 120 residentes, mas também existem estruturas menores. 

O lar de idosos tem como particularidades oferecer cuidados médicos e paramédicos, além de uma assistência no dia a dia, adaptada a cada pessoa idosa. Médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, ajudantes médico-psicológicos e assistentes educacionais e sociais compõem a equipe de uma casa de saúde. 

Cada estabelecimento define seu próprio plano para cuidar da vida dos moradores e dos métodos de organização do atendimento. Assim, alguns lares de idosos se especializam em acolher pessoas com doença de Alzheimer, Parkinson ou outras doenças degenerativas.

Assim que a pessoa entra na estrutura, a administração monta com ela, ou com a família, um projeto de apoio personalizado. O estabelecimento disponibiliza um quarto equipado com casa de banho, acesso a televisão e telefone, e assegura a manutenção e limpeza do quarto. 

A casa de repouso oferece um serviço de catering que inclui o fornecimento de três refeições por dia e o fornecimento de roupa de cama e toalhas. A estrutura visa também organizar atividades para os idosos dependentes que acolhe, dentro e fora do lar de idosos.

Para quem são os lares de idosos?

Essas casas de repouso foram criadas para acomodar pessoas com mais de 60 anos:

  • Ainda independente, mas precisa viver em um ambiente seguro;
  • Com perda de autonomia física ou mental e com necessidade de assistência médico-social permanente;
  • Sofrendo de doença de Alzheimer e doenças relacionadas.

Assim, os lares de idosos acolhem pessoas com dependência total ou apenas parcial de cuidados ou assistência para o seu dia a dia.

Quem gerencia a supervisão em lares de idosos

A principal diferença entre um hospital e uma casa de repouso está na composição de sua equipe de supervisão. Na verdade, estar hospedado em uma casa de idosos significa ter a garantia da presença diária:

  • De um médico coordenador
  • De uma enfermeira
  • Cuidadores
  • Equipe de ajuda médico-psicológica
  • Apoio educacional e social
  • Equipe psicoeducativa

Esses profissionais cuidam da dependência no dia a dia. Além disso, em alguns casos, a casa também oferece:

  • Parceria específica com centro hospitalar adjacente ao estabelecimento para fortalecer o suporte médico;
  • A presença de uma equipe móvel de cuidados paliativos para melhor cuidar das pessoas em final de vida.

Os serviços oferecidos em lares de idosos: apoio abrangente

Como os lares de idosos têm por missão apoiar seus residentes nos atos de sua vida diária, muitos serviços são oferecidos a eles. Este suporte global se traduz em:

  • Alojamento a tempo parcial ou a tempo inteiro: a recepção inclui a disponibilização de um quarto individual ou duplo com acesso a uma casa de banho (com pelo menos lavatório, ducha e WC), mas também a manutenção e limpeza das instalações, bem como acesso à televisão, telefone, internet, etc.
  • Vigilância médica adaptada a cada pessoa;
  • De serviços médicos e paramédicos prestados de acordo com as necessidades de cada;
  • Serviço de catering;
  • Uma lavanderia;
  • Diversas atividades (físicas, terapêuticas, etc.) para manter a vida social na casa de saúde, mas também fora do estabelecimento.

Além disso, se as pessoas alojadas em lares de idosos e suas famílias forem dispensadas da gestão diária, também são informadas sobre as condições de acolhimento e a sua evolução, nomeadamente através da emissão de um contrato de estadia e de um livrete de boas-vindas da admissão.

As condições de admissão em lares de idosos

Para serem admitidos em lares de idosos, os residentes devem preencher um formulário de admissão e enviá-lo ao estabelecimento de sua escolha (eles também podem se inscrever em vários lares de idosos ao mesmo tempo). Após uma visita de pré-admissão e validação do seu processo, poderá então beneficiar dos serviços da casa de saúde escolhida de acordo com as modalidades de acolhimento previstas no seu contrato.

Com relação aos preços de admissão em lares de idosos, eles variam de acordo com:

  • Instituições;
  • O nível de dependência do residente.

Finalmente, esteja ciente de que as pessoas acomodadas em lares de idosos podem se beneficiar da assistência habitacional, compartilhando uma vida melhor.
Transparência financeira

A vida em uma casa de repouso frequentemente representa um fardo financeiro significativo para uma pessoa idosa e sua família. Se os preços de uma casa de repouso forem estritamente regulamentados no que diz respeito a cuidados e suporte para dependência, os custos de alojamento ficam ao critério dos estabelecimentos. 

Podem variar muito de uma casa de repouso para outra e representam a maior parte dos custos suportados pelos residentes. É necessário, portanto, examinar atentamente os preços exibidos, perguntar o que incluem, saber sobre os serviços adicionais faturados (lavagem de roupa, telefone, televisão no quarto, etc.) e exigir uma lista detalhada desses custos adicionais. Além disso, algumas casas de repouso cobram pelos dias de ausência dos moradores, sejam eles de férias ou internados temporariamente.

Agora que você já sabe como funciona uma casa de repouso, pode contatar a equipe ACAGE e tornar a velhice de seus entes queridos muito mais agradável.

Deixe um comentário