Levar um idoso para um asilo ou casa de repouso pode ser bastante delicado. Há situações em que não há muito o que fazer, a não ser considerar essa hipótese. E para tanto, o ideal é certificar-se de que o lugar é de qualidade, e que possa satisfazer as necessidades dos seus familiares.
Quando levar um idoso para uma casa de idoso?
Isso pode parecer muito, mas mostra que você está longe de estar sozinho ao tomar a decisão de quando colocar um ente querido em uma casa de repouso. Aqui, vamos discutir alguns dos motivos mais comuns para colocar pais idosos em lares de idosos. Continue lendo para obter ajuda para fazer a difícil escolha se é ou não hora de seguir esse caminho.
1- Eles não podem cuidar de si mesmos
Se o seu ente querido não consegue cuidar de si mesmo, este é um sinal infalível de que ele pode precisar de uma vida assistida. Alguns outros sinais sobre quando é o momento de colocar um dos pais em uma casa de repouso são:
- Seu ente querido precisa de ajuda para comer, usar o banheiro, ficar ;em pé, caminhar, deitar e realizar rotinas de higiene pessoal
- Seu ente querido não se lembra mais de comer, tomar banho ou realizar outros rituais importantes;
- Seu ente querido muitas vezes fica confuso e esquecido;
- Seu ente querido acaba em situações perigosas por causa de sua confusão.
Existem algumas vantagens dos cuidados domiciliares que as casas de repouso não podem oferecer. Por um lado, você poderá passar muito mais tempo com seu familiar. Como você não precisará mais ser o cuidador principal, terá mais tempo para relaxar com sua pessoa amada. Você pode conversar, jogar, assistir filmes e permitir que eles se sintam relaxados e amados.
O atendimento domiciliar também proporciona aos seus pais um ambiente mais confortável e familiar para descansar. Eles não se confundem com a mudança de cenário e a falta de rostos familiares.
2 – Você está se sentindo constantemente esgotado
Quando você precisar cuidar de um pai idoso por conta própria, provavelmente sairá se sentindo esgotado e mentalmente indisposto. Afinal, é fisicamente e emocionalmente extenuante cuidar de alguém que você ama quando essa pessoa é incapaz de fazer isso por si mesma.
Tomar uma decisão sobre a colocação em um lar de idosos pode fazer você se sentir culpado, mas realmente é o melhor. Se você não estiver bem ou infeliz, seu humor será transmitido a seus pais idosos e os deixará ainda mais angustiados. Você também não será capaz de ajudá-los quando estiver fisicamente esgotado e exausto, pois não consegue concentrar toda a sua energia neles.
No entanto, só porque você não pode cuidar de seu ente querido sozinho, não significa que ele tenha que ser imediatamente internado em uma casa de repouso. Existem opções de atendimento domiciliar que podem tornar sua vida mais fácil e permitir que você obtenha o descanso que precisa e merece. Eles também podem ajudar seus pais a se sentirem menos solitários, pois poderão receber visitas a qualquer momento. Além disso, um cuidador domiciliar proporcionará companhia a seus pais.
3 – Cuidado profissional é necessário
Quando cuidados profissionais são necessários para garantir que seus pais tenham meios para viver com conforto, muitas pessoas determinam que seus pais precisam ir para uma casa de repouso. Esta é uma decisão totalmente válida porque permite que eles tenham a oportunidade de atendimento especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os lares de idosos também fornecem uma comunidade estabelecida da qual seus pais podem se tornar parte e atividades destinadas a envolver os idosos.
No entanto, e se seu pai se recusar a ir para uma casa de repouso? E se eles quiserem ficar em sua própria casa?
Os cuidados domiciliares são uma alternativa que permite que seus pais recebam cuidados profissionais. Essa é uma boa escolha quando seus pais são parcialmente autossuficientes ou quando você pode assumir os cuidados deles durante algumas horas. Certifique-se de fazer sua pesquisa e considerar esta opção potencialmente mais confortável antes de decidir colocar um ente querido em uma casa de repouso.
4 – Você não mora perto
Embora você provavelmente esteja disposto a ficar em casa e ajudar seus pais idosos, isso pode não ser possível por longos períodos de tempo. Empregos e outras obrigações podem atrapalhar, e é injusto esperar que você saia do emprego ou coloque sua carreira em espera indefinidamente.
Ter um cuidador em casa funcionará se seus pais forem, pelo menos em parte, autossuficientes. Quando não são, porém, uma casa de repouso pode ser sua melhor aposta. Você pode garantir que seus entes queridos recebam os cuidados de que precisam, sempre que precisarem.
Você pode então voltar para sua casa, vida e carreira normais. Embora isso provavelmente faça você se sentir culpado, lembre-se de que você e seu sustento também são importantes. Você sempre pode visitar seus pais nos fins de semana prolongados e passar um tempo com eles. Além disso, os chats do Skype também possibilitam visitas remotas!
5 – Você esgotou as alternativas
Embora o atendimento domiciliar seja uma alternativa mais confortável e geralmente superior a uma casa de repouso, às vezes pode não ser suficiente.
Depois de tentar alternativas caseiras, você pode decidir que é melhor encontrar um bom lar para seus pais. Ao fazer sua pesquisa, verifique as credenciais dos profissionais que trabalham na unidade que você está considerando. Além disso, certifique-se de que as avaliações da comunidade sejam positivas. Você pode até querer agendar uma visita à casa de saúde e certificar-se de que o prédio está bem conservado e que os residentes estão felizes.
Embora uma casa de repouso possa parecer o último recurso, às vezes é realmente a escolha correta.
ACAGE – Residencial para Idosos em Sorocaba – SP
Agora que você conhece alguns motivos para colocar pais ou familiares idosos em asilos, é hora de começar.
Consulte os serviços prestados pelo Instituto Brasileiro de Atenção ao Idoso para que você possa desenvolver uma maior compreensão de seu papel no cuidado de seus entes queridos. De serviços pessoais a serviços de assistência domiciliar e companheirismo, nossos especialistas em cuidados e educação farão com que seus familiares sejam sua prioridade.
Sabemos que este é um momento difícil, mas lembre-se: você não está sozinho.